Carregando
Carregando conteúdo
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Pediatra. O que é, consultas, frequências (guia Completo)

Data

16 ● agosto ● 2018
Saúde para Crianças

Pediatra. O que é, consultas, frequências (guia Completo)
Avalie este post!

Saiba como encontrar um  excelente pediatra para cuidar da saúde do seu filho

Você sabia que o médico pediatra é quem vai cuidar da saúde do seu filho desde o momento que ele nasce até a adolescência? E esse é um dos desafios das mamães e papais ainda durante a gravidez, encontrar um pediatra bom e de confiança para acompanhar a saúde da criança.

O pediatra é uma especialidade da medicina que cuida da saúde e prevenção de doenças da criança durante toda a infância até a entrada na adolescência. Por isso é importante encontrar um profissional confiável e que passe segurança aos pais nessa fase de cuidados tão importante com as crianças.

É importante buscar esse profissional ainda na gravidez para ele já acompanhar o bebê a partir do momento em que nasce, pois ele irá fazer as consultas, orientar as vacinas, os exames necessários e o acompanhamento.

Neste texto você vai encontrar um guia completo sobre o pediatra, sua função, importância, cuidados e como encontrar um da maneira mais fácil, prática e confiável.

Boa leitura e aproveite as dicas dos pediatras da Cia da Consulta!

Quer encontrar mais dicas de como cuidar da saúde da criança, leia aqui.

 

O que faz um médico pediatra?

O médico pediatra é uma especialidade da medicina que cuida da saúde das crianças desde o momento em que nascem até a entrada na adolescência, cuidando da saúde em geral e prevenção de doenças dessa faixa etária.

 

O médico pediatra conhece o seu filho desde o momento que ele nasce e sabe o que ele precisa.

 

O médico pediatra pode atender em consultórios e em hospitais públicos e particulares fazendo consultas de rotina, exames físicos e solicitação de exames clínicos, indicação de vacinas por faixa de idade, medicamentos necessários como algumas vitaminas, acompanhando assim o crescimento e desenvolvimento das crianças.

O campo do pediatra é alto e em sua área de atuação no cuidado com a saúde das crianças e suporte e segurança aos pais, ele tem múltiplas capacidades como:

  1. Oferecer orientações e conselhos relacionados a alimentação da criança;
  2. Incentivar e explicar as mães a importância do aleitamento materno;
  3. Indicar as vacinas e a necessidade de atualização frequente da carteirinha;
  4. Acompanhar o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor (processo de comportamento motor da criança);
  5. Oferecer recomendações para a prevenção de acidentes;
  6. Orientar a importância e necessidade da consulta regular mensal;
  7. Oferecer aos pais informação sobre a formação física, biológica e mental da criança em suas diversas fases.

O pediatra é o responsável por ajudar a  mortalidade infantil, assim como prevenir doenças e promover um estilo de vida saudável para as crianças até a entrada na adolescência.

 

Que tipos de doenças um pediatra pode diagnosticar?

O pediatra pode diagnosticar e tratar diversas doenças que atingem as crianças, por meio de exames físicos e clínicos, como:

O pediatra cuida faz o diagnósticos de diversos os tipos de doenças nas crianças

 

– Infecções;

– Doenças e deficiências ligadas a um órgão;

– Tumores;

– Problemas genéticos e orgânicos;

– Ferimentos;

– Doenças relacionadas a estação do ano e clima;

– Doenças psicológicas e motoras como atrasos, desordem, dificuldades no comportamento, transtornos mentais, depressão infantil, ansiedade e inabilidades que prejudicam as funções motoras.

Cada criança é única, assim como as suas famílias e os históricos de doenças. Por isso, o atendimento a cada criança, exames e procedimentos devem ser diferenciados e individualizados.

 

Quais outras atuações do pediatra?

Os pediatras podem seguir as instruções da Academia Americana de Pediatria que regulamenta maior frequência das consultas de rotina prevenindo o surgimento de doenças mais graves.

O pediatra cuida das crianças desde o momento de seu nascimento até a adolescência que muitas vezes pode ir até os 18 anos, nesse período ele realiza também:

O pediatra também ajuda a orientar a alimentação das crianças no decorrer do crescimento.

 

– Verificação de peso e estatura;

– Avaliação comportamental e psicossocial;

– Cuidados com o desenvolvimento;

– Imunização;

– Rastreamento sensorial de visão e audição;

– Orientações e prevenções.

Alguns outros exames e procedimentos também precisam ser levados em consideração e realizados ou prescritos pelo pediatra quando se precisa avaliar alguns riscos. Alguns desses exames são:

 

– Verificação de pressão arterial (comum a partir dos 3 anos de crianças saudáveis);

Prevenção de anemia;

– Avaliação da saúde bucal (encaminhando para um profissional especializado caso seja detectado algum problema);

 

Conforme a criança vai crescendo e entrando na fase da pré-adolescência e adolescência, as orientações e avaliações mudam. Nesse caso o pediatra passa a orientar e avaliar sobre primeira menstruação (nas meninas) e riscos de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.

 

Quais os principais tipos de doença que um pediatra trata?

O pediatra está nos cuidados da saúde em geral da criança e podem tratar diversas doenças em todas as idades da infância. Bebês de zero a três meses devem ser observados. As doenças mais comuns nessa faixa etária são:

Icterícia fisiológica

Doença comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele e dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue logo quando o bebê nasce.

Resfriados comuns
A partir do quarto mês, é comum que o bebê tenha resfriados. Mas também pode desenvolver antes devido a determinados fatores físicos e ambientais.

As doenças respiratórias são uma das principais causas de busca ao pediatra.

Bronquiolite

Uma infecção viral que geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos. Pode ser confundida com uma gripe, porém, apresenta  pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos característicos da doença.

Infecção urinária
É comum a partir dos três meses até um ano de vida da criança, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente causa febre, mas não tem sinal de resfriado ou gripe.

Bebê Chiador

É o nome dado a bronquite infantil, que pode ocorrer em decorrência a uma gripe, ou à asma brônquica, que tenha se desencadeado por um processo alérgico.

Otite

Uma infecção no ouvido que pode ocorrer geralmente quando a criança está gripada e com congestão nasal ou com algum descuido ao entrar água suja no ouvido. Costuma apresentar febre alta.

Pneumonia
A pneumonia é uma infecção grave que atinge os pulmões, podendo ser causada por vírus ou bactérias podendo ser fatal se não tratada de maneira correta.

Infecções respiratórias das vias aéreas superiores

São as laringites ou faringites. São comuns a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a escolinha. Nesse caso, a criança tem febre associada a coriza (nariz entupido ou escorrendo).


O pediatra também faz o acompanhamento de algumas doenças mais graves que afetam as crianças.

Varicela

Também é conhecida como catapora, é causada pelo vírus herpes zoster. O contágio pode se dar por saliva, espirro ou tosse. Também ocorre quando as mãos entram em contato com vesículas contaminadas de alguém doente.

Diarreias

Ocorrem por meio de transmissão de vírus. É comum principalmente em bebês em condições não satisfatórias de saúde e higiene. Geralmente a criança fica caidinha e precisa de muita hidratação.

Dermatite atópica

Doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e costumam apresentar crostas. Pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Tosse alérgica

É um tipo de tosse seca e persistente que surge sempre que o bebê entra  em contato com alguma substância alergênica.

Além dessas, existem muitas outras doenças que podem ser tratadas e prevenidas pelo pediatra. Sempre que seu filho sentir algum sintoma, o pediatra deverá ser consultado. Nunca faça automedicação nas crianças além dos medicamentos recomendados pelo pediatra.

 

Com qual frequência uma criança deve ir ao pediatra?

A procura por um pediatra pode iniciar ainda na gravidez da mãe. Logo que nasce, o bebê é avaliado por um pediatra ainda no hospital e a primeira consulta deve acontecer até os 5 dias após o nascimento. Caso o bebê nasça com algum problema de saúde relatado ou não no exame de pré-natal, ele já fica aos cuidados de um pediatra no hospital.

A segunda consulta deve ocorrer até 15 dias após o nascimento, para checar como está a amamentação, o ganho de peso, o crescimento e desenvolvimento do bebê e também para indicar as vacinas e regularizar o calendário de vacinação.

As consultas ao pediatra devem ocorrer mensalmente nos primeiros meses de vida.

A partir de então, o bebê passa a fazer consultas mensais ou conforme as necessidades de saúde para acompanhar o seu desenvolvimento e crescimento e receber a introdução de uma dieta com alimentos.

Ao completar um ano, são recomendadas consultas mais espaçadas, podendo ser bimensais, trimestrais ou conforme as necessidades de saúde de cada criança.

É necessário que os pais fiquem sempre atentos a qualquer mudança repentina de comportamento ou surgimento de sintomas que podem ser alertas de algumas doenças.

É importante que eles também anotem todas as dúvidas entre os intervalos das consultas referentes a amamentação, higiene corporal, cólicas, vacinas, dentição ou outras doenças também para estarem informados e caso necessário devem procurar o pediatra de seus filhos.

 

Como escolher um bom pediatra?

As mamães e papais, principalmente de primeira viagem costumam levar um tempo e ter até algumas complicações com a escolha do pediatra de seus filhos, já que este médico vai orientar a família desde o primeiro dia de vida da criança até a sua adolescência. A relação do pediatra com os pais deve ser de muita confiança e segurança.

Com algumas dicas você pode fazer uma escolha mais assertiva e encontrar o profissional certo para ter ao seu lado no cuidado da saúde das crianças. Ao escolher um pediatra, procure conhecer e considerar essas dicas:

A escolha de um bom pediatra é fundamental, pois ele irá cuidar da saúde do seu filho durante toda a infância.

Formação e especialização do profissional:

Os pediatras no Brasil costumam fazer sua graduação em medicina por seis anos e depois passam para a residência ou especialização em pediatria que costuma durar cerca de dois anos ou mais.

E para exercer a profissão, o médico deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina e ter o título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria ou filiadas de outras localidades e sociedades que têm a especialidade.

Antes de agendar uma consulta, pesquise o nome do profissional no Conselho Regional de Medicina, Sociedade Brasileira de Pediatria ou no conselho regional de medicina de São Paulo.

 

Ainda durante a gravidez, os pais podem ligar para o consultório dos pediatras e agendar uma consulta para conhecê-los e esclarecer algumas dúvidas. Nessa consulta é importante ser transparente e explicar o que está buscando em um pediatra para o seu filho e de que formas pode contar com o pediatra, se tem facilidade de comunicação e acesso, se ele atende o telefone quando necessário, entre outras dúvidas.

Observar a postura do profissional e notar se há um interesse genuíno do médico pelos cuidados e problemas com o seu filho é muito importante. É bom também ter a percepção geral do ambiente do consultório, do médico, equipe e se os profissionais foram amigáveis e atenciosos, se demonstram compaixão, paciência e simpatia.

Outra observação é checar como funcionam as consultas em caso de doenças graves. Se o consultório permite atendimento no curto prazo caso o seu filho precise do pediatra por causa de uma dor de garganta ou infecções mais sérias, também é uma medida.

 

É muito importante avaliar como o médico se comunica: se com clareza, usando a linguagem que você compreenda para explicar as doenças e tratamentos. Note se ele se esforça para assegurar que todas as suas dúvidas são respondidas e todos os cuidados sejam necessários;

Outro fator importante é verificar previamente quais são os valores usuais do médico para as consultas, exames de rotina e imunizações. Desse modo você vai encontrar um profissional em que pode confiar e ficar seguro, afinal você está colocando a vida dos seus maiores bens nas mãos deles para os cuidados.

 

Como marcar uma consulta particular com um pediatra?

Para marcar uma consulta com um pediatra, é necessário que você procure um seja através de um plano de saúde ou particular. É importante lembrar que esse profissional deve ser muito bem escolhido e de confiança, pois ele vai cuidar da saúde do seu filho em um período bastante importante da vida dele.

É recomendado que você busque uma indicação de algum familiar ou amigos que já tem filhos e conheçam um pediatra de passe confiança e segurança aos pais. É importante que a relação entre os pais e o pediatra seja bastante próxima para qualquer eventualidade ou urgência com seus filhos, a comunicação ser mais fácil.

 

Como marcar uma consulta online com a Cia da Consulta?

A Cia da consulta nasceu para facilitar a vida de sua família. A Cia da Consulta apresenta diversas especialidades médicas para cuidar da saúde dos pequenos, dos idosos, das mulheres, dos homens e muitos outros profissionais que cuidam de área do corpo e doenças específicas.

Se você não tiver a cobertura de um plano de saúde para o seu filho, pode contar com os profissionais de pediatria da Cia da Consulta. E mesmo se você tiver plano e precisar fazer um atendimento de maneira mais rápida e prática, a Cia da Consulta está pronta para receber você.

Para agendar uma consulta é super fácil e você pode fazer por diversos canais, pela internet é só acessar o site ciadaconsulta.com.br e ir até área agendar, escolher a especialidade, a unidade mais próxima de você e a data que você deseja. Pronto, fácil e prático.

Se você preferir, pode fazer o agendamento através do chat no próprio site ou por telefone através do numero (11) 3147.8787

Os pediatras da Cia da Consulta vão garantir um ótimo atendimento e cuidados com a saúde de seu filho e você vai pagar um valor menor do que as outras clínicas costumam praticar, com a mesma qualidade e todo o conforto com profissionais que tem carinho em cuidar da sua saúde.

 

Qual o valor médio de uma consulta com pediatra?

O valor de uma consulta com um pediatra costuma variar, dependendo do pediatra, do seu tempo mercado, formação e especialização. Em média uma consulta com um pediatra pode custar a partir de R$ 120,00 para uma consulta básica e chegar até valores bem mais altos para consultas mais específicas e que também já incluem exames realizados por ele.

Antes de agendar, é importante ter alguma recomendação ou buscar alguma orientação sobre o médico.

 

Dia do Pediatra

O Dia do Pediatra é comemorado em 27 de julho, que também é o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria que ocorreu em 27 de julho de 1910.

Um dia muito importante para lembrar e celebrar o dia desses profissionais que têm um importante papel na vida dos nossos filhos e cumprem com muito amor e sabedoria a profissão de cuidar da saúde das crianças.

 

Independente de ser ou não o dia dele, é sempre importante parabenizar esse profissional que exercem um dom tão lindo é especial de cuidar de pequenos seres que acabam de chegar ao mundo e orientar seus pais na grande jornada que é o nascimento e crescimento de um filho.

 

Conclusão

O pediatra é o primeiro profissional a cuidar da saúde do seu filho, por isso deve ser feita uma escolha certa.

 

O pediatra é o profissional da medicina que cuida da saúde das crianças desde o seu nascimento até a adolescência. Os pais costumam buscar o pediatra para o seu filho ainda no momento da gravidez, se forem pais de primeira viagem ou manter um pediatra de família que pode ter cuidado de algumas gerações da família.

É importante conhecer bem o pediatra, afinal é a saúde do seu filho que vai estar nas mãos dele e todo o cuidado é importante. É muito interessante verificar se ele apresenta uma boa experiência profissional e até características como atenção, interesse, clareza nas orientações e disponibilidade para qualquer emergência com a criança.

O pediatra costuma fazer consultas mensais, nos casos dos bebês e crianças de menor idade e examina todas as partes do corpo da criança, sua funcionalidade, características motoras e psicológicas, podendo fazer exames físicos e solicitar exames mais específicos para prevenir e tratar doenças.

A busca por um pediatra não é tão fácil, devido ao valor, disponibilidade, clareza, entre outros. Mas hoje você pode encontrar profissionais eficientes e de maneira rápida e fácil para cuidar da saúde do seu filho com muito mais rapidez, confiança segurança e tranquilidade, a Cia da Consulta é uma clínica exemplo que você pode buscar e contar quando precisar.

 

Esse texto contribuiu para você conhecer mais sobre o pediatra e escolher um bom profissional para cuidar da saúde do seu filho durante toda a infância? Aproveite e fique sabendo de mais dicas de saúde e prevenção para toda a sua família.

 

Se esse texto sobre  foi informativo para você, compartilhe para que mais pessoas também possam conhecer melhor sobre a gripe e se cuidar. E lembre-se, a forma mais segura de se cuidar é procurando ajuda médica.