Outubro Rosa: o melhor remédio é a prevenção

Outubro Rosa é um movimento que teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, é comemorado anualmente para lembrar as pessoas da importância de se prevenir contra o câncer de mama.

O câncer de mama

Todo ano, 1.4 milhão de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama. Outras 450 mil acabam falecendo vítimas desta doença perigosa e ameaçadora.

Em todo o planeta, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres. Ele acontece quando as células da mama começam a se dividir descontroladamente, criando o que chamamos de tumor maligno.

Os fatores de risco

A ciência ainda não encontrou uma explicação definitiva para a origem dessa doença, mas consegue destacar alguns fatores que apontam para o risco dela.

Idade avançada, menopausa tardia, histórico familiar, gravidez após os 30 anos, excesso de peso e ingestão regular de álcool são alguns destes fatores.

Mas como se prevenir?

Assim como acontece com as outras formas da doença, o câncer de mama surge silenciosamente no interior do nosso corpo.

A diferença do câncer de mama para outros tipo de câncer é que ele pode ser detectado com mais facilidade, visitando o(a) sua ginecologista com regularidade e realizando os exames indicados por este profissional, caso sejam necessários.

O autoexame deve ser feito todo mês, uma semana após o término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem definir uma data para fazer o exame mensalmente.

Veja abaixo as orientações para o autoexame:


Lembre-se: em casos de diagnóstico precoce as chance de cura são de 90%. Então não deixe de seguir as orientações médicas. O autoexame não substitui a consulta médicas.

Deixe uma resposta