Câncer de próstata precisa ser discutido

Novembro Azul é oportunidade para convencer os homens da importância de se prevenir contra câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e ainda pouco discutida na sociedade. No Brasil, 1 sexto de todos os homens brasileiros sofrem, já sofreram ou ainda vão sofrer com a doença. Isso significa cerca de 60 mil novos casos todo ano.

A doença é também a segunda principal causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão e próximo do melanoma, o câncer de pele. Mesmo com tamanha taxa de mortalidade e incidência, 44% dos homens que vivem no Brasil jamais se consultaram com um urologista.

Fatores de risco

O histórico familiar é um dos fatores de risco para o câncer de próstata. Dietas ricas em gordura, sedentarismo e disfunções hormonais também estão na lista dos fatores que aumentam consideravelmente as chances de contração da doença

Idade crítica

A partir dos 50 anos, o câncer de próstata passa a atingir cerca de um entre cada quatro brasileiros. Na faixa dos 80 anos, esse número chega a crescer 50%.

Todos esses dados indicam que quanto mais avançada a idade, maior o risco da doença e maior deve ser a preocupação com exames e hábitos de vida saudáveis.

 

O poder da prevenção

Felizmente, diante de tantos dados assustadores, algumas boas notícias começam a surgir. Hoje se estima o tratamento bem sucedido em 9 de 10 casos em que a doença a descoberta em seus primeiros estágios.

Para isso, homens a partir dos 35 – 40 anos devem se consultar periodicamente com urologistas. A Cia. da consulta apoia essa causa e fornece os exames para detecção da doença.

Não deixe para depois. Entre em contato e venha se consultar com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta