Saúde mental é uma de nossas prioridades

31 ● Janeiro ● 2018
Problemas mentais e psicológicos

Doenças da mente afetam número cada vez maior de pessoas e merecem todos os cuidados.

A partir deste ano, a rede Cia. da consulta passa a oferecer serviços especializados em saúde mental. Com uma nova equipe de psicólogos e psiquiatras diversificamos nossa cadeia de atuação para atender o que acreditamos ser a saúde em sua totalidade: o equilíbrio entre corpo e mente.

A importância da saúde mental

A saúde mental foi considerada por muito tempo, um assunto de segunda importância. Com o avanço da medicina e o conhecimento sobre o corpo humano e sobre as doenças que nos cercam, a estabilidade mental e a psique se distanciaram da prioridade geral.

Nos últimos anos, o número de pessoas afetadas por dificuldades psicológicas se provou alarmante. Alguns anos atrás a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que cerca de 700 milhões de pessoas sofrem com problemas da mente.

As doenças mentais e o mito da loucura

Ao contrário do que ainda se acredita em muitos lugares, as doenças da mente não tem nada a ver com a loucura. Elas devem ser entendidas e tratadas como qualquer outra doença, assim como a obesidade, o câncer e a diabetes.

Depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são consideradas, hoje, as duas principais doenças da mente. Ainda de acordo com a OMS, 10% da população brasileira vive com a depressão e outras 10 milhões de pessoas sofrem os efeitos da ansiedade.

A atenção contra essas doenças deve ser dobrada com os adolescentes. De acordo com Dráuzio Varella, as chances de enfrentar a depressão aumentam após a puberdade e tem o dobro de aparições em mulheres.

Segundo a “American Psychiatric Association” (Associação Americana de Psiquiatria) , a depressão pode ser diagnosticada para quem apresentar 5 ou mais do sintomas abaixo durante quase todos os dias de duas semanas:

· Estado de espírito depressivo durante a maior parte do dia;

· Interesse ou prazer pela maioria das atividades claramente diminuídos;

· Diminuição do apetite, perda ou ganho significativo de peso na ausência de regime alimentar (geralmente, uma variação de pelo menos 5% do peso corpóreo);

· Insônia ou hipersônia;

· Agitação psicomotora ou apatia;

· Fadiga ou perda de energia;

· Sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade;

· Diminuição da capacidade de concentração e de pensar com clareza;

· Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida ou qualquer tentativa de atentar contra a própria vida.

Consulte um especialista

Como já dissemos, as doenças da mente são um assunto sério e merecem tratamento adequado. Se você suspeita estar doente ou que alguém próximo esteja sofrendo por problemas parecidos procure um médico.

Nossos psicólogos e psiquiatras estão à sua disposição. Basta agendar sua consulta.