Carregando
Carregando conteúdo

O que são alimentos integrais?

Data

27 ● março ● 2017
Saúde de A a Z

Ouvimos no dia a dia que os alimentos integrais garantem uma alimentação saudável.

Mas o que é o alimento integral? Por que o leite integral tem mais gorduras e o arroz integral é considerado aliado no emagrecimento?

Para entender o que é alimento integral, primeiro precisamos entender o que é alimento processado. O alimento processado é aquele que é produzido pelo homem através de uma matéria prima natural.

Ou seja, o alimento que sai da terra, é natural.

A partir do momento que ele vai para as fábricas e o homem coloca produtos artificiais ou conservantes, o produto deixa de ser natural e vira processado.

Integral = por inteiro

 

Muitos dos alimentos que são processados, acabam perdendo nutrientes importantes (vitaminas, minerais e fibras).

O mesmo acontece com  a casca do arroz integral, que é nutritiva, porém retirada para a produção do arroz branco, por exemplo.

O alimento integral então, nada mais é do que o alimento que conserva todos os nutrientes importantes, mesmo após processado.

Enquanto o arroz integral preserva mais fibras e nutrientes, o leite integral conserva toda a gordura natural do leite, sendo dispensado em algumas dietas.

O alimento integral rico em fibras pode garantir uma alimentação mais equilibrada, rica em nutrientes e até aumentar a saciedade.