Carregando
Carregando conteúdo

Menopausa

Data

27 ● março ● 2017
Saúde da Mulher

O que é?

A menopausa é a última menstruação que a mulher apresenta em sua vida. Com a menopausa encerra-se o período fértil da vida, isto é, o período em que pode ocorrer a gravidez.

Quando acontece?

Na maior parte dos casos, entre os 45 e 55 anos, mas pode variar bastante de mulher para mulher. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos é considerada precoce e está associada a maior frequência de agravos a saúde.

Por que acontece?

É um estágio na vida da mulher, no qual ela passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Todo o período de transição entre a fase fértil e a não fértil da vida é conhecido como climatério e ocorre de forma gradual. Há uma fase do climatério que ocorre antes da menopausa, quando os ciclos menstruais tornam-se progressivamente irregulares, e outra após a menopausa, quando a mulher já não menstrua mais. Durante este período ocorrem uma série de alterações no organismo feminino

Sintomas

  • Irregularidade menstrual ou até ausência de menstruação por alguns meses
  • Alteração na intensidade ou duração do fluxo menstrual
  • Problemas no sono (insônia, suores)
  • Diminuição de libido
  • Calor repentino (ondas de calor)
  • Ganho de peso

Algumas mulheres não apresentam outros sintomas além da irregularidade menstrual.

Tratamentos

Como trata-se de uma modificação natural (fisiológica) do organismo feminino, muitas vezes não é necessário nenhum tipo de tratamento específico, apenas o seguimento médico para avaliar a intensidade das modificações do organismo e surpreender eventuais situações que possam comprometer a saúde da mulher a médio ou longo prazo. Porém, quando os sintomas são muito intensos, ou quando a menopausa é precoce, pode ser necessário utilizar tratamentos como a reposição hormonal (de estrogênio, com ou sem progesterona) ou alternativas não hormonais para amenizar os efeitos da menopausa. Para comprovar o diagnóstico e esclarecer as dúvidas, é essencial realizar uma consulta ao ginecologista.