Medicina esportiva para profissionais e amadores

26 ● Janeiro ● 2018
Guia para Alimentação

A medicina esportiva agora faz parte das especialidades oferecidas pela rede Cia. da consulta. Essa é especialidade médica que aborda todas as questões relacionadas ao esporte e à atividades físicas. Ela existe para ajudar na prevenção e tratamento contra lesões e aprimoramento de performance e qualidade de vida.

Mas será que precisamos dela, ou só os esportistas profissionais devem estar sob cuidado de médicos especialistas do esporte?

Para responder isso, começamos te fazendo uma pergunta.  Qual o seu esporte favorito? Futebol, volley, handebol?

Seja ele qual for, você já deve ter sofrido algum tipo de contusão durante sua atividade predileta. Todo nós já passamos por isso!

Por mais que a prática esportiva seja ótima para nossa saúde, ela também traz suas consequências. E isso acontece para todos esportistas, sejam amadores ou profissionais. Principalmente para aqueles que praticam suas atividades sem o cuidado e orientações corretas.

Medicina no futebol

O futebol, grande paixão brasileira, pode não parecer uma atividade agressiva se comparada com os famosos ringues de luta, mas na verdade, é um dos esportes mais perigosos para o atleta.

O número de lesões entre praticantes de futebol é assustador. Durante as Olimpíadas de Pequim, em 2008, foi esporte que mais causou lesões entre todas atividades disputadas.

De acordo com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), quase 40% das lesões provocadas pelo futebol são lesões musculares.

Outra vítima dos jogadores é o joelho, que muitas vezes sofre rompimento dos ligamentos, uma lesão cujo tratamento exige cirurgia, repouso e meses de recuperação.

Consulte um especialista

A melhor forma de tratar lesões causadas pelo esporte e evitar que elas retornem ou voltem a acontece é se consultando com especialistas. Esses médicos dedicam seu tempo para oferecer aos esportistas amadores ou profissionais, toda orientação para que possam praticar suas atividades evitando correr riscos.