Carregando
Carregando conteúdo
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Doenças comuns no inverno

Data

18 ● julho ● 2017
Saúde de A a Z

Doenças comuns no inverno
5 (100%) 1 vote

O período compreendido entre maio e agosto é marcado por alterações bruscas da temperatura e da umidade relativa do ar. Tais mudanças, associadas à poluição atmosférica, nos tornam mais suscetíveis a determinadas doenças.

A maior permanência em ambientes fechados e pouco ventilados também favorece o aparecimento de doenças respiratórias e a transmissão de viroses, gripes e resfriados.

Os diagnósticos mais comuns nesta época, são: rinite alérgica, sinusite, asma, exacerbações de bronquite crônica, doença obstrutiva pulmonar crônica (DPOC), enfisema pulmonar e pneumonias.

Como se prevenir

 

Medidas simples, como:

1. Lavar bem as mãos

2. Beber bastante água

3. Proteger boca e nariz ao tossir

4. Manter ambientes limpos, arejados e com ventilação adequada

são comportamentos que podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias.

As blusas, mantas, cobertores e demais itens de vestuário guardados por muito tempo devem ser lavados e levados para secar ao sol. Também pode ser necessária a lavagem nasal com solução fisiológica para aliviar a irritação.

Outra informação importante é a indicação de vacinação contra a gripe.

A gripe pode complicar o quadro de pacientes portadores de doenças respiratórias crônicas e complicar-se com outras infecções. Por isso é tão importante, nesta fase do ano, que o calendário vacinal esteja atualizado.

Independentemente dos sintomas, a automedicação deve ser evitada. Mesmo sintomas comuns, como: coriza, espirros e tosse podem ser apenas uma parcela do quadro geral.

O tratamento inadequado pode agravar o quadro clínico e nada substitui a avaliação médica. Procure um de nossos Pneumologistas para uma consulta. Cuide-se.