3 dicas práticas para superar a obesidade

Uma vida saudável é a única receita para uma vida produtiva e bem vivida.

Um estudo da revista científica Lancet, feito em 2016, revelou que nós brasileiros somos uma das populações com maior taxa de obesidade em todo o mundo! Hoje, um quinto da população brasileira, ou seja, 30 milhões de pessoas, são obesas.

Com uma curva de crescimento na taxa de obesidade, a perspectiva brasileira para os próximos anos não é nada positiva.

Os perigos da obesidade

A obesidade é um problema que vai muito além da aparência. Muitas das doenças mais graves e perigosas estão ligadas ao excesso de peso.

Quase 90% dos casos de diabete atingem  pessoas que estão acima do peso. Algo parecido acontece com as doenças cardiovasculares. Cerca de 70% de todas as pessoas que sofrem com problemas do coração são ou estão obesas.

Para se prevenir contra essas doenças e se manter em forma, uma boa alimentação é fundamental. Veja mais em nosso texto, O prato ideal de comida: o que pode e o que não pode.

Vamos às dicas:

#1 A balança do bem

Subir na balança nem sempre é fácil, afinal ninguém gosta de relembrar que está acima do peso. Mas isso pode ser

diferente! Tenha em mente o hábito de se pesar todos os dias de manhã, sem de fato se preocupar com o número que

vai aparecer. Se preferir, peça para alguém anotar o seu peso sem te falar, mas o acompanhamento é importante.

Você já vai começar o dia assumindo um compromisso com você mesmo, e pode cuidar melhor dos seus hábitos

durante o dia!

#2 Arrume a geladeira

Sabe aquela gaveta que fica bem escondida lá na parte de baixo da geladeira? Aquela onde você coloca todas as frutas e verduras da sua casa e que você precisa agachar para alcançar? Então, está na hora de mudar as coisas de lugar.

A partir de hoje, todas as comidas saudáveis da sua geladeira vão ser guardadas na parte de cima, onde suas mãos conseguem alcançar sem esforços e bem diante dos seus olhos. Evite o excesso de carboidratos (arroz, batata, pães e macarrão), os doces e as frituras. A partir de hoje, nada disso deve entrar em casa.

#3 Muito esporte

O único jeito saudável para emagrecer e superar a obesidade é tendo uma vida saudável, ou seja, combinando uma

alimentação adequada com exercícios físicos. Não existem fórmulas mágicas, mas as recompensas de todo esforço não têm preço!

O esporte tem um papel central para a saúde. Todos nós devemos caminhar pelo menos 10 minutos ao dia. O ideal é conseguir fazer exercícios um pouco mais longos 3 por vezes na semana. Sempre atento aos próprios limites para não se machucar ou ter uma mal estar.

Deixe uma resposta