Carregando
Carregando conteúdo

Acupuntura. O que é, como funciona, benefícios e efeitos.

Data

18 ● maio ● 2018
Minha vida e bem-estar

Você sabia que a acupuntura é um dos tratamentos terapêuticos mais antigos ainda utilizados para tratar diversas doenças?

A acupuntura é uma técnica medicinal, desenvolvida há mais de 5 mil anos que é feita através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar diversas doenças físicas e emocionais e para promover saúde. Uma terapia que teve origem na china e já conquistou o mundo todo estimulando pontos do corpo.

As agulhas quando aplicadas nos pontos específicos, estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos. Cada ponto do corpo pode tratar determinadas doenças. É cientificamente comprovado que a acupuntura funciona mesmo e trás benefícios para o corpo e mente.

A acupuntura também atua no fortalecimento do sistema imunológico e  na melhoria de doenças como stress, depressão, asma, sinusite entre outros.

Acompanhe aqui um guia sobre acupuntura e conheça mais sobre os benefícios que essa técnica promove para a saúde. Você também pode agendar com um médico para saber mais e realizar sessões de acupuntura aqui.

Quer outras dicas de como manter a saúde e o bem-estar em dia, esse artigo do nosso blog também pode ajudar você.

Excelente leitura!

O que é Acupuntura?

A acupuntura é uma técnica oriental que surgiu há mais de 5 mil anos e reúne um conjunto de práticas terapêuticas que estimulam pontos do corpo, os chamados pontos de acupuntura, promovendo a melhoria da saúde e a prevenção de doenças.

Os chamados pontos de acupuntura são os pontos do corpo que devem ser estimulados

Diversas abordagens da acupuntura são utilizadas hoje para prevenir e tratar enfermidades do corpo e da mente, no entanto o procedimento mais usado no mundo atualmente é a penetração de agulhas metálicas muito finas e sólidas na pele, aplicadas de forma manual ou por meio de estímulos elétricos.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática da acupuntura é um complemento da medicina moderna no tratamento e prevenção de várias doenças.

Com o passar dos tempos, a técnica vem mostrando cada vez mais benefícios e sendo eficaz no tratamento de pessoas com problemas nos ossos, nos nervos, gastrointestinais, respiratórios, psicológicos, neurológicos, dermatológicos, entre outros.

A técnica não possui efeito colateral ou técnica invasiva e pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico como homeopático, alopático, fitoterápico, etc., que ajudam a ampliar os seus efeitos.

Breve história da acupuntura

Segundo históricos da tradição chinesa, a técnica da acupuntura permite ordenar os meridianos do corpo, conhecidos como “acupuntura de meridianos” para deixar esses meridianos de acordo com o equilíbrio ying e yang.

No período de 1368 a 1644, época da Dinastia Ming na China, foi publicado o chamado “Grande Compêndio de Acupuntura, que é a base da acupuntura moderna. Nele está a descrição dos 365 pontos que representam abertura para os meridianos, pontos onde as agulhas podem ser inseridas.

A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar que surgiu na china e conquistou o mundo.

Na década de 50, o governo chinês criou centros de pesquisa integrando conhecimentos da medicina ocidental e oriental. Nessa mesma década, a acupuntura começou a ser aplicada no Brasil pelo professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta que introduziu a técnica oficialmente no país.

No ano de 1998, a Associação Médica Brasileira reconheceu oficialmente a prática da acupuntura como especialidade médica no Brasil.

Para que serve a acupuntura?

A acupuntura pode ser usada no tratamento de doenças, desde dores pelo corpo (articulações, músculos, dores nas costas e cabeça), até insônia, ansiedade, intestino preso, gastrite, doença do refluxo, entre outros.

Em praticamente todos os casos a acupuntura pode ser utilizada sozinha como técnica terapêutica ou como tratamento complementar.

A acupuntura vem sendo muito buscada para o tratamento e prevenção de diversas doenças

A técnica também pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para tratar e prevenir problemas como:

  • Doenças respiratórias: Asma, sinusites, rinite, bronquite, entre outros;
  • Problemas neurológicos: Dor de cabeça, enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, gastrite, prisão de ventre ou diarreia;
  • Distúrbios do sono: insônia;
  • Doenças e distúrbios emocionais: ansiedade, estresse, depressão;

Em praticamente todos os casos a acupuntura pode ser utilizada a partir de uma avaliação para identificar a doença e os pontos do corpo que precisarão ser estimulados.

Como Funciona a acupuntura?

A técnica consiste na aplicação de micro agulhas (estéreis, descartáveis e individuais) em diversos pontos pelo corpo, em prol de um equilíbrio energético. A inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos, enviando mensagens para o cérebro, desencadeando assim diferentes efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

A acupuntura é uma técnica eficaz, segura, com muito poucas contra indicações e que hoje está cada vez mais acessível para todos. É importante lembrar que deve-se procurar um profissional e fazer uma avaliação para indicação da acupuntura na prevenção e tratamento de doenças.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, até mesmo em casos onde não exista uma doença ou sintomas físicos. A técnica também pode ser feita em idosos e crianças, sendo nesses casos recomendada a utilização de laser nas crianças que têm medo de agulha.

A realização da acupuntura pode gerar benefícios no ambiente corporativo e reduzir níveis significativos de stress em pessoas que estão suscetíveis ao problema.

Como é feito o diagnóstico para a realização da acupuntura?

O diagnóstico para o tratamento é feito após a avaliação de diferentes aspectos da vida do paciente e observação de alguns aspectos físicos como a respiração, a pulsação, cores e aspectos da pele e da língua.

Durante o diagnóstico são identificação de problemas que possam ser tratados com a acupuntura.

Caso seja identificado algum problema, é recomendada a acupuntura e o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Qual médico devo procurar para fazer acupuntura?

O médico responsável é o acupunturista. Ele deve possuir título de especialização na área e habilidade para o diagnóstico adequado ao tratamento.

No momento da consulta o médico irá examinar minuciosamente o paciente, investigando profundamente suas condições físicas e psicológicas podendo solicitar exames laboratoriais ou de imagem que contribuem na exatidão do diagnóstico.

A acupuntura traz os conceitos da medicina chinesa que são milenares e junto com a formação médica, se somam para levar benefícios aos pacientes.

Quando for realizar um procedimento de acupuntura, assegure-se de que este será feito por um profissional competente, e que segue as normas da ANVISA de higiene e uso obrigatório de materiais descartáveis.

Tipos de Acupuntura

Existem diferentes tipos de acupuntura e cada um deles age de maneira diferente no corpo:

Acupuntura Auricular

Também conhecida como auriculoterapia, é uma técnica feita na orelha que pode utilizar ou não agulhas. Quando não são feitas com agulhas, podem utilizar sementes de mostarda ou pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha, levando em consideração o que precisa ser tratado.

Esse tipo de acupuntura pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais.

Acupuntura Estética

Esta técnica se beneficia da aplicação de agulhas em determinados pontos dos corpo para promover a melhoria da circulação sanguínea e assim ajudar no crescimento das células de sustentação, atuar no combate a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos que estão em excesso no corpo.

Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre tratamentos estéticos de forma invasiva.

A acupuntura também auxilia na saúde e bem-estar estético.

Acupuntura para emagrecimento

Esse tipo de acupuntura ajuda na eliminação de gorduras localizadas, excesso de líquidos e na eliminação de toxinas. Em virtude do excesso de peso estar associado a problemas psicológicos como ansiedade e depressão, a acupuntura pode ser favorável e ser usada para tratar também esses problemas, evitando que a alimentação seja um refúgio emocional.

A medicina alternativa também possui outras técnicas para tratamentos além da acupuntura, a Acupressão é mais um exemplo que trata e alivia a dor através de pontos chaves em determinadas partes do corpo.

A acupressão é outra técnica da medicina alternativa que trata e alivia dores.

Acupuntura na gravidez

A acupuntura é benéfica também na gravidez e ajuda a complementar alguns problemas físicos e emocionais que a futura mamãe venha a desenvolver no período. Os benefícios podem ser:

  • Redução das variações hormonais, que são frequentes nessa fase;
  • Inchaços e dores nas costas causados pelo peso da barriga;
  • Ajuda a combater a depressão durante a gravidez;
  • Ajuda a combater a depressão pós-parto;
  • Pode ser útil no desenvolvimento do bebê;
  • Pode ser útil na diminuição da dor do parto normal;
  • Pode ser útil no emagrecimento durante o pós-parto.

Os riscos da acupuntura na gravidez são quase que nulos. Porém, existem determinados pontos da acupuntura que podem provocar contração uterina e em determinados casos, desencadear o aborto. Por isso é importante certificar-se de que a acupuntura está sendo realizada por um profissional qualificado e experiente.

Aqui você pode encontrar profissionais qualificados para realizar acupuntura de maneira mais rápida e acessível.

Acupuntura dói?

A acupuntura pode apresentar uma sensibilidade que varia bastante de pessoa para pessoa, portanto não se pode afirmar se dói ou não, isso vai depender dos estímulos e da sensibilidade da pessoa.

 

As agulhas finas e próprias para a acupuntura não provocam dor

Alguns pacientes podem sentir-se um pouco mais inseguros com as agulhas fincadas em sua pele por determinado tempo. Porém, até as pessoas que tem medo de agulha e se sentem apreensivas no momento da aplicação, avaliam de forma positiva os resultados obtidos durante as sessões.

A acupuntura provoca efeitos colaterais?

Dificilmente a acupuntura pode causar efeitos colaterais quando realizada de forma correta, mas pode provocar alguns transtornos que surgem em respostas às aplicações, ou seja, é uma das formas de mostrar que o tratamento está funcionando.

Esses sintomas incômodos geralmente iniciam após o término da sessão e podem permanecer por até 48h e durante esse tempo  as pessoas podem apresentar:

  • Alteração no sono
  • Alterações no apetite
  • Alterações no funcionamento do intestino
  • Fadiga
  • Sensação de tontura
  • Sudorese
  • Mudanças no humor
  • Alterações emocionais

10 Razões para você fazer acupuntura

A acupuntura vem apresentando cada vez mais benefícios e ótimos efeitos analgésicos para o tratamento de dores e diversas enfermidades do corpo e da mente. Veja aqui algumas razões para você experimentar a acupuntura e seus benefícios.

1. A acupuntura é relaxante

Parece contraditório pensar que algumas agulhas fincadas no seu corpo vão provocar uma sensação de relaxamento. Mas sim, a técnica é bastante relaxante. As agulhas finas específicas para o tratamento, podem liberar endorfina, fazendo com que os pacientes saiam da sessão mais felizes e relaxados.

Alguns pacientes chegam até a dormir durante uma sessão de acupuntura devido a essa sensação de relaxamento.

2. Pode ser intenso como uma massagem

Alguns tipos de acupuntura ou algumas partes do tratamento podem ser atingidos de forma mais intensa, como uma massagem de forma mais pesada. Porém essa sensação causa tranquilidade, fazendo muitas vezes com que os pacientes queiram permanecer na sessão, mas ela tem um tempo específico para cada aplicação.

Os pontos da acupuntura podem ser atingidos como se fossem uma massagem mais pesada.

3. Melhora a circulação sanguínea

A acupuntura ajuda de forma positiva na circulação, ajudando a acelerar o processo de recuperação de uma lesão no corpo. Essa lesão pode ter sido causada por vários motivos como a prática de esportes, uma lesão em um móvel em casa ou no trabalho, tendinite ou uma lesão provocada por um acidente.

Permite também melhorar a circulação do sangue nos órgãos, principalmente no útero. Fator bastante importante para as mulheres que têm problemas de circulação baixa ou imprópria do sangue, o que pode ser uma das causas da infertilidade.

4. Permite recuperação mais rápida dos músculos

Devido atuar na circulação do sangue também em áreas lesionadas, a acupuntura acelera a recuperação dos tecidos. Isso significa que o quanto antes você receber um tratamento para alguma lesão, melhor será o resultado.

Para atletas ou pessoas ligadas ao esporte, a acupuntura é importantíssima para uma recuperação mais rápida no tecido. Atualmente a técnica já é utilizada em vários atletas de esportes profissionais, um exemplo são os jogadores de basquete da NBA, futebol americano e até a seleção de futebol brasileira.

5. Pode te fazer perder maus hábitos

A acupuntura pode ajudar a livrá-los de alguns vícios como por exemplo o hábito de fumar, consumir bebidas alcóolicas e para controlar o excesso na hora de comer. A acupuntura também funciona para reduzir o uso de medicamentos e para quem tá deixando de tomar remédios antidepressivos e ou outros medicamento.

6. Pode ajudar a mulher no período menstrual

Mulheres que têm períodos menstruais irregulares, dolorosos ou sofrem com a famosa tensão pré-menstrual, tem enxaquecas antes ou durante a menstruação, podem tratar-se com acupuntura.

O médico acupunturista pode direcionar os pontos em certos momentos do seu ciclo menstrual e melhorar esses aspectos, deixando-os em harmonia.

7. Pode melhorar as suas alergias

A acupuntura é ótima para quem vive sendo atingido por crises de rinite alérgica. Ela ajuda a aumentar a imunidade, o bem-estar e a liberar endorfinas, substâncias  responsáveis pela sensação de bem-estar.

8. Pode afastar as suas dores de cabeça

A acupuntura pode ser usada para no tratamento de dores de cabeça provocadas por tensão, enxaquecas, dores relacionada a hormônios, dores de cabeça crônicas e dores de cabeça agudas.

Para as dores crônicas de cabeça, é necessário montar um plano de tratamento com frequência para que os efeitos da técnica tenham maior duração.

A acupuntura é um método eficaz para tratar as dores.

9. Pode tratar as suas dores crônicas

Você tem dores provocadas por artrite, fibromialgia, provocada por algum acidente ou outro motivo desconhecido? A acupuntura pode ser o melhor tratamento e pode gerar vários aspectos positivos para você.

Algumas pesquisas já mostraram a eficácia da acupuntura com relação a contenção da dor, até em pacientes com dores crônicas, conseguindo evitar a realização de cirurgias mais invasivas.

A acupuntura vem sendo uma grande aliada no tratamento das dores e já mostra eficácia nas dores lombar.

10. Acupuntura realmente funciona

A acupuntura funciona para a maioria das pessoas que procuram a técnica e pode ajudar em muitas coisas. É uma terapia ótima para fazer junto ou separado, da combinação de tratamentos para enfermidades que o paciente já realizava antes.

A acupuntura, muitas vezes, também é combinada com outras terapias que a medicina oriental e ocidental tem para oferecer como exercícios, fisioterapia, dieta, meditação.

Conclusão

A acupuntura é uma forma milenar de cuidar da saúde. Por meios dos chamados pontos de acupuntura, onde são inseridos agulhas ou sementes (quando se trata do tratamento auricular) são colocadas no corpo em determinados pontos específicos, para tratar diversas doenças.

Desde 1998 a acupuntura é reconhecida oficialmente como uma especialidade médica no brasil e a medicina moderna mostra que o método estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso, promovendo funções positivas em todo o corpo, favorecendo  assim o equilíbrio do organismo e saúde.

A acupuntura trata a pessoa por inteiro, de forma individualizada. O médico acupunturista trata você e não a doença ou mal-estar que você tem. Por isso é importante encontrar um médico confiável e dar o primeiro passo para sentir-se bem através do tratamento.

Fique por dentro de mais dicas para manter a sua saúde e bem-estar e ficar livre de doenças, acompanhe estes outros artigos do blog e informe-se para a prevenção de doenças.

Esse texto contribuiu para você saber mais sobre Acupuntura, como ela é feita e para o que serve? Se sim, compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a buscar esse tratamento para cuidar da sua saúde e se prevenir de doenças.

(Texto com revisão dos Acupunturistas Yamê Fernanda Bonini e Thomás Luz dos Santos.  )