Carregando
Carregando conteúdo

Acne

Data

18 ● Maio ● 2017
Saúde de A a Z

Lesões de acne constituem uma das principais queixas em consultórios de dermatologia.

Trata-se de doença dermatológica muito frequente em adolescentes, e que, em geral, tem curso autolimitado, mas que pode extender-se a idade adulta.

A acne tem diversas classificações, podendo ir de simples comedões ou cravos.

Quando apresenta-se em sua forma mais leve e até nódulos com formação de abscessos dolorosos e que implicam no uso de medicações por via oral.

Lesões Acneicas

 

As razões para a ocorrência de lesões acneicas são bem conhecidas:

1.  Causas genéticas

2. Uso frequente de cosméticos não adequados ao tipo de pele

3. Uso de medicações

4. Aumento de secreção sebácea e aumento de bactérias  próprias da pele

5. Causas hormonais, intrínsecas ou extrínsecas, associadas a causas ginecológicas, como ovários policísticos ou tumores, relacionadas a profissão exercida pelo paciente

6. Dietas com alto índice glicêmico, entre outras

Lesões acneicas podem resultar em cicatrizes inestéticas, com grande impacto psicológico e na qualidade de vida do paciente acometido.

Por essa razão, a avaliação dermatológica por especialistas deve ser instituída o quanto antes, visando diminuir ou evitar a formação das mesmas.

A escolha do tratamento da acne varia de acordo com o grau de classificação das lesões, desde cremes tópicos aplicados localmente até o uso de antibióticos e análogos da vitamina A.

Procure sempre seu dermatologista para avaliação das suas lesões e tratamento individualizado e adequado ao seu tipo de pele.